O que é uma ESCO?

ESCO – EMPRESA DE SERVIÇOS DE ENERGIA
Uma ESCO é o braço mais forte que um empreendedor pode contar, se interessado na redução dos custos no consumo de energia e água: o objetivo é o estabelecimento de parceria, partilhando os resultados obtidos.

O que é uma ESCO?
ESCOs (Energy Services Company) são Empresas de Engenharia, especializada em Serviços de Conservação de Energia, ou melhor, em promover a eficiência energética e de consumo de água nas instalações de seus Clientes.

Etapas dos serviços oferecidos por uma ESCO
• Avaliação Energética
Uma análise abrangente é realizada através de um Pré-Diagnóstico – PD.
Uma análise detalhada é realizada em um Diagnóstico Energético – DE.

pré-diagnóstico apresentará quanto a unidade do cliente gasta de energia num determinado período (usualmente 12 meses), onde e como é gasto esta energia e de que forma é possível reduzir o consumo e o custo com energia. São apresentados os valores financeiros de investimento e economias advindas do projeto.

Por não ser realizado medições de grandezas elétricas nem cotações precisas, os números tem margem de erro de 20 a 30%.

Com o trabalho pronto se tem uma visão abrangente da situação energética da unidade do cliente e quais as ações que podem ser realizadas. O próximo passo é juntos, ESCO e cliente definirão quais sistemas existem maior interesse e atratividade em se estudar detalhadamente visando a implantação do projeto de eficiência energética (EE).

Definições realizadas, se avança para a etapa de diagnóstico energético onde irá ser detalhado os sistemas e ações. O DE não é um projeto executivo, é um projeto básico mas detalhará , como, onde, de que forma, quem, quando será realizado a implantação. Tudo isto do ponto de vista técnico.

Do ponto de vista financeiro, o DE apresentará com precisão o investimento que deverá ser aportado para implantação do projeto de EE, com detalhe por sistema / oportunidade e as economias advindas de cada projeto. Com isto se tem uma visão clara da relação custo x benefício de cada oportunidade definida e também do projeto como um todo.
O que encontramos em uma avaliação energética:

Identificação de oportunidades para:

  • reduzir gastos com energia (elétrica, gás, combustível e renováveis e água) em suas várias formas de utilização, e;
  • avaliar confiabilidade de fornecimento e possibilidade de substituição parcial ou integral do insumo energético em consumo.

E também:

  • avaliação de atrativos e oportunidades econômicas, incluindo sugestões de alterações de processo e/ou equipamentos que sejam viáveis;
  • assessoramento de contratação de financiamentos;
  • implantação das oportunidades identificadas;
  • start-up das implementações, incluindo o Plano de Medição & Verificação (M&V) para confirmar as economias.

Oportunidades avaliadas por uma ESCO

1. Tipos de insumos:
energia elétrica(incluindo geração e cogeração, parâmetros de demanda e consumo, fator de potência, harmônicos, modulação de cargas e etc..), gás natural e liquefeito de petróleo, combustíveis, energia solar, água, renováveis e outros energéticos.

2. Tipos de cargas/sistemas:
iluminação interna e externa, condicionamento de ar, ventilação, refrigeração e aquecimento, bombeamento, transporte de materiais, máquinas operatrizes, tratamento superficial de metais, prensas,caldeiras e fornos, produção e distribuição de ar comprimido, armazenamento e distribuição de gases industriais, e outros;

3. Tipos de usos das edificações:
industriais,comerciais,serviços, residenciais e outros

4. Tipos de benefícios financeiros:
Linhas de crédito de menor custo, tarifas adequadas, crédito de carbono e outros

Diferencial e capacitação de uma ESCO
A principal diferença entre uma ESCO e uma empresa de consultoria e/ou engenharia tradicional é que ela conhece e tem expertise em redução de custos com energia. Além disto, pode dividir os riscos com o Cliente no aporte dos investimentos e assume o compromisso com o cliente nos resultados do projeto, podendo compromissar sua remuneração com o sucesso dos resultados obtidos na redução dos custos do consumo de energia.

Especializada na condução de Projetos de EE, uma ESCO é capaz de:
– identificar oportunidades,
– estudar alternativas,
– avaliar soluções técnicas, ambientais e financeiras,
– desenvolver projetos,
– gerenciar e implantar obras,
– instalar e realizar medições,
– propor diretrizes econômicas e tarifárias.

Principal vantagem em contratar uma ESCO para Projeto de EE
Expertise para implantações de oportunidades de redução de custos sem utilização de recursos próprios da Empresa = Fluxo de Caixa Positivo SEMPRE!

Fonte: www.abesco.com.br

Deixe uma resposta