Horário de Verão reduzirá 2% da demanda de energia no horário de pico em São Paulo

Fonte: UOL Economia – 10.10.2011
São Paulo- A 41ª edição do Horário de Verão no Brasil começa no próximo domingo (16) e deverá gerar uma redução de 2% na demanda de energia atendida pela CPFL Paulista no horário de pico, que vai das 18 horas até as 21 horas.

Além disso, a empresa também estima uma redução na ordem de 0,7% no consumo de energia elétrica nas 234 cidades participantes. Uma economia que alcançará 80.200 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Campinas (1,1 milhão de habitantes) durante 9 dias, Ribeirão Preto por 19 dias, São José do Rio Preto por 31 dias ou Bauru por 36 dias.

O evento durará 133 dias, até 26 de fevereiro de 2012, período em que os relógios devem ser adiantados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, no Distrito Federal e na Bahia.

Menos luz!

O principal objetivo do Horário de Verão é melhorar o aproveitamento de luz natural, já que, na média, as pessoas chegam em casa apartir das 18h – início da noite – e uma das primeiras ações é acender as luzes.

Além disso, na mesma hora que o consumidor acende as luzes de casa, também entram em operação a iluminação pública e placas luminosas do comércio. No Horário de Verão, as cargas das residências e da iluminação pública passam a operar após as 19h, quando o consumo industrial começa a recuar.

Dessa forma, é possível economizar energia e proporcionar o funcionamento adequado do sistema de transmissão e distribuição de eletricidade.

Horário de Verão

A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva ocorre há 27 anos.

Para não haver mais a necessidade de todo ano estabelecer regras novas, no dia 8 de dezembro de 2008, o então presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou o decreto 6.558, que institui o horário de verão todos os anos, a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro seguinte.

No ano que houver coincidência entre o domingo de Carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte. E é esse o caso que vai ocorrer no próximo ano, quando o Carnaval será comemorado nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. Por isso o término será dia 26, o que fará com que esse seja o Horário de Verão mais longo que o Brasil já teve.

Fonte: https://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/10/10/horario-de-verao-reduzira-2-da-demanda-de-energia-no-horario-de-pico-em-sao-paulo.jhtm

Deixe uma resposta