Sharp produz célula fotovoltaica com eficiência recorde

Japão – A Sharp anunciou a criação de um novo tipo de célula fotovoltaica com “eficiência recorde”. O novo dispositivo, de um tipo muito usado para produção de energia elétrica em satélites, tem eficiência energética, ou seja, a taxa de conversão de luz em energia, de 35.8. O recorde anterior era de 31.5 em um modelo semelhante, da própria Sharp, obtido em 2003.

A célula é do tipo composto, formada por três camadas de material fotosensível. A Sharp utiliza como elementos básicos para estas camadas os metais Índio e Gálio, em vez do Germânio comumente utilizado. Segundo a empresa, embora o Germânio gere uma corrente maior, grande parte dela é desperdiçada, o que resulta em uma baixa eficiência. Por sua vez, Índio e Gálio são usados há décadas nas lâmpadas de estado sólido, os chamados LEDs, e há muitos anos sabe-se de suas propriedades fotovoltaicas, mas as pesquisas com eles sempre foram tímidas.

A pesquisa da Sharp é parte de uma iniciativa de pesquisa patrocinada pela NEDO (New Energy and Industrial Technology Development Organization), uma agência do governo japonês que visa o desenvolvimento de novas tecnologias que possam dar ao Japão uma vantagem competitiva no segmento industrial, ao mesmo tempo em que sigam as diretrizes da política ambiental do país.

Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Deixe uma resposta